Mensagens recebidas

Coelho Aimoré apresenta as mensagens recebidas na página de gravações de rádio

e-mail será omitido

De: ed kadoya
Assunto: vinhetas antigas

Prezado Aimoré,

Deixe me apresentar brevemente: sou quem vos assina logo abaixo, de S‹o Paulo, capital e tenho 37 anos.
Desde criança adoro ouvir rádio, agora nem tanto por causa da baixaria generalizada e outros comentários q vc mesmo citou no site. Apoio as suas críticas.
Fui influenciado pelo meu pai que era técnico eletrônico de som (hoje ele está aposentado por doença renal cronica (...) . Mas deixemos isso de lado) profissão essa que segui posteriormente (e que me decepcionou com o avanço absurdo da tecnologia, mas temos q seguir, é o meu ganha-pão da família hoje) e como técnico antigo que ele era, viveu os anos 70, a maravilhosa era dos receivers quadrifônicos, decks de rolo Akai 4000DS (tenho um conservado que era dele) e desde pequeno ele me levava em sua oficina aos sábados para mexer nesses dinossauros (não consertar, claro! Mas ele já me passava alguns "macetezinhos" de testar os aparelhos pra ele, limpar,... ahhhh, que saudades!!!) e ficava ouvindo rádio, e a minha preferida era a Jovem Pan 2 FM (hoje n‹o ouço mais, e nem a Classic Pan (que às vezes ouço pela internet, pois em SP eles ainda não transmitem por falta de espaço em FM, creio eu, tem o mesmo charme da original). O tempo passou, meu pai adoeceu, fechou a oficina, jogou muitas das coisas fora, e adeus...
Um dia (isso tem mais de 15 anos já!!) revirei as fitas cassete e de rolo de meu pai e por um milagre encontrei uma das fitas que ele usava na sua oficina para testar os decks que consertava, e quando coloquei no meu Akai (cassete, que também possuo) me deparei com RARIDADES QUE EU NÃO ACREDITEI: GRAVAÇÕES DE 1976 DA RÁDIO JOVEM PAN 2 EM SUA FASE EXPERIMENTAL!!! Eu nunca tinha ouvido aquilo!!!! Fiquei Bobo!!!!
Pra aguçar a sua vontade, explicarei um pouco das narrativas que eu prestei atenção: numa das vinhetas, o locutor Antonio Alexandre (já aposentado da Jovem Pan, tomara Deus que ainda esteja entre nós porque quando criança ouvia a Jovem Pan AM com minha mãe e guardei na memória o tom da voz dele, por isso eu quase tenho certeza que é a dele) e a voz feminina da Ana Maria Penteado (também acho que não está mais pois não a ouvi mais no ar) fazem o dueto, numa delas os dois falam cada um em um canal de audio, anunciando: "50 mil watts de potencia efetiva irradiada"; "Jovem Pan 2 FM Estéreo S. Paulo". DEMAIS ISSO!!!!
A outra vinheta anunciada pela Ana Maria Penteado, no inicio, fala da fase experimental da Jovem Pan 2.
Além de mais 2, e uma da Eldorado FM anuciando "Musica Quadrifônica (pena q nunca experimentei ouvir essa transmissão em quadrifonia no rádio, era moleque demais, devia ser duca...)". Tenho da Transamérica FM tb, mas essa já é de 1989, mas não é desprezível, com a voz de Marcelo Braga (hoje na Mix FM) anunciando algu.
Todas as gravações eu já passei pro PC e estão no formato MP3 a 160 kbps de bitrate.

Dias atrás resolvi procurar pelas tais vinhetas antigas, E, pesquisando na net sobre vinhetas antigas, me deparei com seu site e não acreditei no que eu ouvi após baixar em meu micro as vinhetas (da Jovem Pan). Ou seja: estou juntando a minha coleção de chamadas de rádios antigas (e outras nem tanto, mas com quase 20 anos de gravações pra cima). O blog do Reinaldo Lima também é show de bola, descobri-o através do seu link. Parabéns aos dois, mande esse pra ele por mim!

Tenho em outra fita cassete uma gravaç‹o na íntegra do programa "Clip Informática" da Rádio USP FM (93,7MHz) quando eles transmitiam software para micros de 8 bits (era pré-Windows, internet...) datado de 1987 (exatamente não me lembro mais), mas nessa fita esse programa é especial: na época eles fizeram um sorteio de monitor de fósforo verde para micros Apple II e afins. Participei desse concurso junto com meu amigo e nós dois fomos sorteados (eu com o monitor e ele com uma coleção de livros de inform‡tica - UHUUUU). Por eu ter sido o primeiro colocado, fui na rádio buscar e, adivinhe... CONHECI POR DENTRO PELA 1A. VEZ NA MINHA VIDA UM ESTUDIO DE RÁDIO. FIQUEI ADMIRADO COM AQUILO TUDO!!! E isso há 20 anos atrás (na época tinha 16 anos). E, pra não deixar de faltar, participei da gravação do programa (putz, quase cag... nas calças de nervoso q fiquei com minha mãe, meu amigo e meus irmãos tudo olhando), mas foi tranquilo. Foi uma lembrança inesquecível e que, graças a Deus, tenho este registro até hoje (e vou mostrar aos meus filhos quando eu tiver). Apenas uma observa.ão: de vergonha, até hoje eu não escutei a parte da minha narrativa, pode??? huahuahauhauhua... do resto foi alegria.
Mais: gravações de rádio do Japã‹o, FM Yokohama (Sim, da cidade onde foi o final da Copa de 2002, quando morei lá por um tempo), mas a gravação é de 1993. Um lado da fita toda. Editarei apenas as vinhetas pois quem entenderia? (sem desmercer) e outra gravação da r‡dio 93 KKHR de Los Angeles, California, de 1986, de um amigo chinês que morou aqui até 1985 quando estudávamos juntos, e quando ele foi pros EUA morar lá, me mandou essa fita. Outra boa lembrança, gente boa ele (espero que esteja bem, pois nunca mais ele contactou desde então).
Bom, isso é um resumo do que tenho (agora chega!!!)
Quero muito compartilhar esse material que tenho com aqueles que curtem esse hobby gostoso de relembrar no audio as boas épocas do passado que não voltam mais. As vinhetas já estão convertidas, mas o programa da USP e dos EUA está integro na fita, teria q gravá-los em Cd e enviar via correio, pois acho q ficaria muito grande o arquivo para passar por e-mail.
Espero que dessa forma (sem onus algum, logico) possa ajudar na preservação da memória radiofônica dos bons tempos em que os valores humanos eram acima de qualquer quinquilharia digital (confesso que ouvir rádio por internet não tem a menor graça, pois tudo é muuuuito fácil e se vulgarizou).
Aguardo um retorno para o envio dos arquivos curtos.
Meu caro, que DEUS TE ABENÇOE SEMPRE POR ME ALEGRAR COM ESSAS PÉROLAS DO RÁDIO E TRAZER DE VOLTA O PRAZER QUE ERA CURTIR ESSA FASE E AS BOAS LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.


Atenciosamente,
--
Edson K. Kadoya

De: andersonbernardo
Assunto: Vinhetas de rádio

Aimoré,

Considero a sua página com arquivos sonoros de rádio um dos maiores achados da Internet. Desde quando conheci, através de indicação no Radio Base, não tirei dos favoritos. Tenho 26 anos e sou apaixonado por rádio pelo menos desde os 5, quando preferi um aparelho de som a uma bicicleta de presente de natal. No seu site tem muitas coisas que lembro e muitas que não lembro - e que são tão ou mais interessantes quando as que sinto saudade.

Fiz um blog há pouco tempo com notícias sobre mídia comentadas, e não podia deixar de indicar o seu site pra quem também procura essa “aula prática” da história recente do rádio no Brasil (//midiaclipping.blogspot.com/2008/08/falando-em-arquivos-sonoros.html). Você pode dizer no site que sua coleção é restrita, mas ela é uma das mais completas disponibilizadas na rede, sem a menor dúvida!

Aproveito para enviar dois arquivos que não estão na sua lista. Já faz algum tempo que procuro esse tipo de material e vou guardando... esses nem lembro onde e quando consegui.

O primeiro é uma vinheta da Manchete FM, a Top of the Hour, usada antes do prefixo até o final do período em que esteve nas mãos dos Bloch (sem contar a fase em que estava com a Igreja Renascer). A segunda é uma vinheta de prefixo da Scalla 99 FM, muito parecida com uma vinheta da Grande ABC FM disponível no site, mas com o nome que ainda permanece em Campinas (agora sob controle da antiga Rede CBS de rádio e TV).

Tenho mais coisas, mas preciso ouvir o que tenho e o que tem sobre as mesmas emissoras no site, para não enviar material repetido.

Parabéns pelo site!

Abraços,
Anderson Diniz Bernardo
São Paulo/SP

De: flavio barbosa.mg
Assunto: Duas aberturas de jornada esportiva Olá Dionísio! Quero parabenizá-lo pelo novo layout do seu site e também pela relíquia deixada pelo Marcelo Miranda, afinal nunca imaginei em minha vida ouvir algo da extinta Manchester FM, hoje Rádio Cidade de Juiz de Fora. Sensacional!
Hoje, vou lhe enviar duas vinhetas e aberturas de jornada esportiva, ambas vindas da Santa e Bela Catarina: a das Rádios Eldorado e Hulha Negra, integrantes da Rede HS de Rádio em Criciúma. Espero que goste.
Abraço e boa semana,

flavio


De: dr.strangelove
Assunto: Vinhetas de Radio e TV Oi, Aimore',

Grande trabalho o seu em relacao às vinhetas de radio no seu site. Gostaria de saber se vc esta' programando em por as vinhetas do antigo jornal da Eldorado AM de Sao Paulo, dos anos 60. Se vc as achar, gostaria de saber do nome da marcha que era tocada.Tambem, se vc encontrar (acho que ai' vai um pouco mais dificil) a vinheta de entrada da Radio Central de Moscou, que tocava por volta dos anos 70. A musica é “Noites de Moscou” com uma bonita orquestracao, e era ouvida toda vez que ela entrava em portugues (as 7 da noite).Outras interessantes, que estou me lembrando do tempo de menino, sao as vinhetas da Voz do Brasil dos anos 60 e 70 (pleno regime militar). No campo da TV, gostaria da vinheta de comeco de programacao e encerramento da TV 2 Cultura, dos anos 60, um tema de musica barroca.E finalmente, o tema de abertura do Jornal da Bandeirantes (TV) durante os anos 70, que passava `as 8 da noite.Desde ja' agradeco o seus esforcos, e aproveito para cumprimentar pelo excelente site.

--Sergio Campanile
Toronto, Canada

Mais tarde coloco mais. Eu guardo todos os emails recebidos até hoje (2017).